30/07/2015 às 12:23 EM
Sem Categoria

Coleta de lixo deixado no Rio Araguaia e Rio Vermelho durante a Temporada de praia

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aruanã, com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo deixado no Rio Araguaia e Rio Vermelho durante a temporada de praia, todos os anos realiza o trabalho de coleta dos resíduos produzidos nas praias. A equipe formada por 12 servidores e coordenada pelo diretor do Meio Ambiente Cleomar Botelho, inicia o trabalho no mês de junho com a preparação e instalação dos 07 pontos de recolhimentos, verificação dos surgimentos das praias paramapeamento da ação, recolhimento dos resíduos produzidos nas montagens dos ranchos. Durante todo o mês de julho, a equipe municipal, percorre 13 Kms. Rio Araguaia acima, até a Ilha da Fantasia; 25 kms. Rio Araguaia abaixo, até a segunda rede de luz, e 12 kms. pelo Rio Vermelho; em suas passagens nos acampamentos conscientizam e conversam com os proprietários, orientando sobre a maneira de acondicionamento dos lixos, a necessidade de facilitar a acessibilidade da equipe para execução do trabalho, não obstruindo as passagens nos acampamentos, horários, atribuições dos servidores municipais e outros esclarecimentos. A jornada inicia todos os dias às 06h45, alguns dias estendendo até às 23h00, é utilizado um batelão e uma canoa para recolhimento dos resíduos, em média são recolhidos diariamente 8 toneladas de lixo, essa quantidade chega aumentar cerca de 50% nos fins de semanas de maior fluxo de pessoas, todo o material recolhido é transportado por um caminhão e direcionado para o aterro controlado. Após o período de férias o trabalho continua até o final de setembro, onde há uma preocupação da equipe em conscientizar os donos de ranchos em desmontá-los e da retirada de todo o material, para quando o rio encher não causar poluição, minimizando impacto sobre o meio ambiente.