18/03/2015 às 21:38 EM
Sem Categoria

Aruanã é exemplo de combate à dengue

O governador Marconi Perillo (PSDB) se reuniu, nesta sexta-feira (27/2), com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, e prefeitos e secretários dos 246 municípios goianos para iniciar um plano de combate à dengue. Marconi pediu às autoridades municipais que desenvolvam um trabalho integrado com o governo estadual para reduzir a propagação da doença.

O Estado contará, por meio do projeto Conecta SUS, com uma sala de gerenciamento dos casos de dengue, com dados frequentemente atualizados. A Secretaria de Saúde disponibilizará aos municípios soro e medicamentos para tratamento de pacientes diagnosticados com a doença.

Durante o lançamento da campanha, Aruanã foi mostrada como exemplo, por ter reduzido os casos de dengue de 49 para dois de um ano para o outro. De acordo com o prefeito da cidade, Paulo Valério (PSDB), o avanço só foi possível quando a população se envolveu no combate à dengue.  “Senhores prefeitos, coloquem a dengue na pauta dos municípios”, pediu Paulo.

Segundo o governador, as ações adotadas em Aruanã servirão de base para a ação do Estado junto aos demais municípios. Ele ainda ressaltou a gravidade da dengue e afirmou “Ninguém pode ficar de fora. A sociedade precisa se envolver”.

O secretário de Saúde, Leonardo Vilela, apresentou o mapa da dengue no Estado, apontando os municípios cuja incidência da doença é maior e destacou o papel de cada ente federativo – União, Estado, Municípios – no combate à doença.

A Secretaria de Saúde trabalha em duas frentes: a emergencial e outra para médio e longo prazo. A primeira é formada por uma força-tarefa que viaja toda semana aos municípios em situação de risco – os últimos a receberem a visita dos técnicos foram Piracanjuba, Hidrolândia, Palmeiras, Itumbiara, Alto Paraíso, Caldas Novas e Pirenópolis.